Desenvolvi esta atividade com os alunos do 3º ano da Escola Municipal Guarujá. No primeiro momento os alunos não entenderam do que se tratava, mas na medida em que iam respondendo as frases, idéias diferentes foram surgindo. Os alunos em grupos iam respondendo e se empolgando com as respostas uns dos outros. A cada resposta, as idéias iam fluindo e se tornando mais objetivas e dinâmicas, como o europeu é idiota, é devaneio, é passado, é sistema monetário, moeda é um continente. O asiático é. Cartão postal é mundo é educação, povo branco, Chinês e assim por diante.
O negro é. Cultura, é poesia é raiz, é história, é escravo.
O indígena é índio, origem, é tribo, cacique, é arte é árvore é conto, é romance, várias respostas foram dadas pelos alunos. Foi uma atividade muito interessante e prazerosa, pois gerou muita curiosidade por parte dos alunos e ao mesmo tempo levou- os a pesquisar mais sobre as questões das Relações Raciais. Com essa atividade percebi que ainda existe preconceito por parte dos alunos, e é exatamente esse preconceito que precisa ser trabalhado com nossos alunos quanto à valorização e o respeito às diferenças de cor de raça, classe social e culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário