ESCOLA MUNICIPAL GUARUJÁ
DISCIPLINA: História
TEMA: Relações Raciais
TÍTULO: Miscigenação brasileira
PROFESSORA: Dirce Bitdinger
TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO DA AULA: 2 aulas
Objetivo Geral: Compreender o que é a miscigenação e as raças que formaram a mistura dos povos.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver o respeito e a valorização pela cultura Afra brasileira;
• Compreender o que é uma miscigenação;
• Conhecer as raças que formam essa mistura;
• Conhecer a raça puramente brasileira.
Conteúdo: Relações Raciais.
Justificativa:
Essa aula será desenvolvida no intuito dos alunos compreenderem sobre o que é a miscigenação brasileira, os valores e as diferentes culturas e raça Afra brasileira existente no Brasil em que vivemos para assim passar a valorizar essas diferentes raças perante a sociedade. Os alunos irão realizar atividades de leitura e assistirão a alguns vídeos sobre o tema abordado, em seguida retornarão para sala de aula para dar início às atividades de produção de texto, ilustração do leram, assistiram e entenderam dessa aula. E para finalizar os alunos irão montar um cartaz sobre a miscigenação e a misturas das diferentes raças.
Metodologia:
• Conversa e debate na sala de aula relacionada ao tema.
• Atividades de leitura e vídeo no “youtube” no Laboratório Informática sobre a miscigenação.
• Roda de diálogo sobre o que leram assistiram no vídeo e o que entenderam as misturas de raças.
• Atividades de produção de texto e ilustração do tema abordado,
• Elaborar um cartaz sobre a miscigenação e os diferentes povos brasileiros
Materiais didáticos:
• Computador;
• Lápis;
• Lápis de cor;
• Tesoura;
• Caderno;
• Borracha;
• Cola tenaz;
• Caneta;
• Internet;
• Máquina digital;
Avaliação:
A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas e assistidas e a verificação da compreensão do assunto abordado, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também será avaliado se o aluno conseguiu compreender e valorizar o título e o que estava sendo tema trabalhado.
Síntese:
Durante o desenvolvimento da aula pude perceber o quanto ainda falta conhecimento por parte dos alunos, enquanto assistiam ao vídeo e liam os textos sobre a miscigenação tive a oportunidade de esclarecer um pouco mais sobre a mistura dos povos e de como aconteceu essa mistura, enquanto eu falava os alunos iam me fazendo perguntas de todos os tipos. Foi uma aula muito interessante e prazerosa, a qual os alunos participaram com muito entusiasmo e interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário