sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Atividade desenvolvida pela professora Adriana - Módulo VII

MÓDULO VII
Construção social da ideia de raça
Atividade realizada com a turma da 5ª série.
Metodologia: primeiro conversamos que a atividade faz parte do curso de Relações Raciais e também do currículo escolar. Fizemos a leitura da poesia abaixo. Em seguida, refletimos a poesia e cada um falou de sua cor a maioria da sala predomina a cor morena e eles não demonstram preconceitos uma aluna deu o seu depoimento. Eu tenho que aceitar a minha cor foi Deus que me fez assim, se eu não gostar de mim os outros também não vão gostar nós temos que aceitar como somos e não ter preconceitos. A aula foi produtiva e todos participaram.


Negro

Negro!
Eu sou moreno, mas meu sangue é negro, e até o meu cabelo é negro e o nosso passado que cor é? 
Negro! não precisa dizer que é negro, o nosso passado deu a cor que o negro, hoje sofre para mostrar quem é.

E você esta pensando que a cor negra só está na nossa pele?
Negra também é a cor do preconceito, dos hipócritas dos incultos e dos racistas, tome aqui tome o meu cajado mesmo que seja na cabeça, vamos parar de valorizar a pessoa pela sua cor, pela roupa que está vestindo, pelo dinheiro que tem ou finge ter, na verdade eles só fingem que vamos estar felizes estando pintados da cor que eles querem. 
Vai embora! sai fora com a sua cor,
Vai embora! sai fora que a cor que a gente quer, a gente escolhe.
Está sendo dada a oportunidade de a gente escolher o que a gente quer falar, ouvir, fazer e pintar as nossas vidas com a cor que for da nossa vontade, eles mancham os nossos dias com rótulos, com estereótipos e nós, com a mais pura intenção de apenas sermos nós, estamos sendo pintados por uma cor que não é a negra e sim a cor do horror.


De Carlos Magno Paz Nogueira



Nenhum comentário:

Postar um comentário