segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Construção Social da Idéia de cor e de Raça

Construção Social da Idéia de cor e de Raça
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guarujá. Trabalhar a questão da cor e raça com os alunos é sempre uma questão que gera muita polêmica entre eles, pois cada um quer falar um pouco de sua cor e sua origem. Primeiramente comecei minha aula falando das diferenças de cor e de raças que forma a população brasileira, da miscigenação e das diferentes culturas que temos em nosso país. Em seguida fizemos uma roda de reflexão para que os alunos pudessem falar um pouco sobre sua cor e sua origem. Alguns alunos falaram que eram morenos por causa dos pais serem morenos também, outros que o pai é branco mais a mãe é morena, outros inclusive tiveram mais dificuldade de explicar sua cor, porque não entendiam direito, porque a mãe e o pai são de cor branca, eles são mais escuros disseram foi aí que depois de muito debate e discussão consegui explicar que se os pais são brancos e eles são morenos devem ter alguém da família que é de cor morena, pois é genético, foi só então que eles conseguiram entender melhor sua cor de pele. Logo após do debate sobre a cor de cada um confeccionamos um cartaz sobre as diferenças de cor e de raças que temos na sala de aula. E para finalizar fizemos um gráfico indicando quantas crianças morenas, parda e branca tem ao todo na sala, e a cor que mais prevaleceu foi à cor morena. O que pude perceber é que os alunos conseguem conviver muito bem entre eles, e que para eles não há distinção de cor e raça, e que os tem uma boa convivência sem preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário